Até 1996, Portugal era o único país da União Europeia que não possuía escolas de cães-guia para ajuda técnica aos invisuais.
Em Portugal, ainda hoje, existem poucos educadores deste tipo de cães. A Escola de cães-guia de Mortágua (Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual - ABAADV) é a única deste género no país. Dada à falta de técnicos nesta área, existe uma grande lista de espera de deficientes visuais interessados em adquirir um cão com estas qualidades.
Normalmente, o cão-guia para invisuais é da raça retriever do labrador, que é educado durante dois longos anos para conduzir o seu dono, em segurança, nas suas deslocações. Este animal evita que o seu dono choque com os obstáculos, ajuda-o a encontrar a entrada dos locais onde pretende dirigir-se, encontra a passadeira para peões e até impede que pise poças de água e excrementos de outros animais e evita que se dirija a locais perigosos. Para além de auxiliar o seu dono no deslocamento pelas ruas pode, também, auxiliá-lo nas tarefas caseiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário